Cuidados Com a Bandeira

Somente bandeiras especificas para serem expostas ao tempo e ao ar livre é que deverão permanecer em locais abertos.

 NÃO EXPONHA sua bandeira à chuva ou ventos muito intensos; essas intempéries podem reduzir consideravelmente sua vida útil. Caso a bandeira seja exposta à chuva, ela deverá ser estendida e assim permanecer até que seque por completo. NÃO DOBRE OU ENROLE se esta estiver molhada.

 LIMPE SUA BANDEIRA PERIODICAMENTE para preservar o brilho das cores antes que sujeiras, fumaça, poeira e outras impurezas presentes no ar possam entranhar-se no tecido e esmaecer seu colorido. A bandeira para exteriores pode ser lavada manualmente em água morna e sabão neutro. Após a lavagem, enxaguá-la por completo e estendê-la para uma secagem completa. Não deixe a bandeira de molho na água por muito tempo, pois, áreas brancas poderão ficar manchadas por outras cores. Recomenda-se uma lavagem a seco no caso das bandeiras serem feitas para interiores ou desfiles.

NÃO HASTEI a bandeira em locais onde o vento possa fazê-la chocar-se contra superfícies ásperas, árvores, galhos, fios, cabos, etc. Qualquer rasgo, por menor que seja, poderá danificá-la totalmente. Mantenha as superfícies do mastro livres de sujeiras, ferrugem, rebarbas e corrosão que poderão danificar sua bandeira.

EXAMINE SUA BANDEIRA PERIODICAMENTE. Verifique se ela apresenta sinais de desgaste, especialmente o desgaste natural do tecido que poderá ocorrer na parte que não fica presa ao mastro. Este lado representa a extremidade mais distante em relação ao mastro. Caso haja desgaste nesses pontos, apare as pontas e faça uma nova barra.

IMPORTANTE: Observe a distância entre os mastros, pois ele deverá ser superior ao comprimento (maior lado) da bandeira, para que esta, ao tremular, não se choque contra o outro mastro.

ATENÇÃO USUÁRIO DE BANDEIRA DE GRANDE PORTE: bandeiras de maior porte significam um investimento maior, portanto devem receber ainda maiores cuidados. Nesses casos, recomendamos dar maior atenção ao item n.º 5 acima  e manter a bandeira sempre em bom estado (através de lavagens, concertos, manutenção, etc.). Sugerimos considerar a aquisição de duas bandeiras e substituí-las periodicamente. Testes revelam que as fibras do tecido da bandeira são beneficiadas por um descanso periódico. Além disso, somente ice a bandeira em mastros adequados. Não tente içar se o mastro estiver sendo limpo ou concertado.

QUANTO DURA UMA BANDEIRA? Não há uma resposta exata e nem garantia para materiais fornecidos em tecido, pois depende de cada região, estações do ano, nível de poluição, tempestades, ventos, índice pluviométrico e demais ações externas que possam influenciar na durabilidade. Apesar de ser muito bem elaborada, uma bandeira nada mais é do que um pedaço de pano que mais cedo ou mais tarde sucumbirá aos efeitos do tempo. Entretanto, constata-se que um cuidado maior contribui para uma maior duração da bandeira.

Carrinho de compras